quinta-feira, 20 de maio de 2021

 

Os pardais são aqueles que fazem parte do reino Animalia, do filo Chordata, da classe das Aves, da ordem dos Passeriformes, da subordem Passeri, da parvordem Passerida e da família Passeridae, com o nome científico "Passer domesticus" (Linnaeus, 1758) e por último, o seu nome em inglês que é House Sparrow.

 Tem sua origem no Oriente Médio porém começou a se dispersar pela Europa e pela Ásia, chegando na América por volta de 1850.

 Encontradas na maior parte do mundo, é uma ave pequena, geralmente com comprimento de 16cm e massa de 39,5g. Os pássaros jovens e as fêmeas (pardocas/pardalocas) são de cor marrom claro e cinza. Já os machos têm manchas pretas, brancas e marrons mais brilhantes. Seu nome científico é "Passer domesticus" e a sua vida útil é de 3 anos (na natureza) apesar de que um pardal selvagem chegou a viver até os 13 anos e 4 meses.

                                Fêmea 

                                 Jovem

                                 Macho

O estado de conservação deles é pouco preocupante, ou seja, não estão ameaçados a extinção. 

 Ovos de pardal são bem pequenininhos, aproximadamente 0,6 polegadas de diâmetro e variam em cor do branco ao cinza ou às vezes podem ter uma cor mais esverdeada. Os
ovos tão apresentam manchas marrons.

 Normalmente, os pardais põem ovos durante o período de nidificação no início da primavera e no verão.

                     Filhotes de pardal

                        Ovos de Pardal

 Os 4 ovos cinzentos manchados são incubados pelo casal durante 12 dias. Os filhotes são alimentados com pequenos artrópodes e abandonam o ninho.

 O ninho é feito de capins, penas, papel, algodões e outras fibras, excepcionalmente feito pelo macho. Ele é construído afastadas do solo, em árvores, telhados, postes de iluminação pública e semáforos.

Sua alimentação consiste de sementes, flores, insetos, brotos de árvores e restos de alimentos deixados pelos seres humanos. Alimenta-se também de frutos como banana, maçã e mamão.

Os pardais, tem o costume de escuar ao entardecer, um bando fazendo bastante barulho. Também gosta de ficar procurando comida no chão.

Clique aqui para ter a experiência de como é o canto de pardais.


Os predadores

            caburé (Glaucidium brasilianum)


                   cauré (Falco rufigularis)

          Cobra-verde(Philodryas olfersii)

       gavião-carijó (Rupornis magnirostris).


         gavião-miúdo (Accipiter striatus

              quiriquiri (Falco sparverius)

       gaviãozinho (Gampsonyx swainsonii)



Curiosidades

O leucismo (do grego λευκοσ, leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.
O leucismo é diferente do albinismo: os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca possui um albedo elevado, protegendo mais do calor.
O oposto do leucismo é o melanismo.



Já o flavismo é a ausência parcial da melanina (nesse caso ainda pode ser observado um pouco da cor original da ave), porém presença de pigmentos carotenoides (amarelo, laranja e vermelho). A ave flavística ou canela se apresenta com a coloração diluída, devido à perda parcial de melanina, tanto da eumelanina (pigmento negro) quanto da feomelanina (pigmento castanho).



Os chapins fazem parte do reino Animalia, do filo Chordata, da classe das Aves, da ordem Passeriforme, da família Paridae, do género Parus e da espécie Parus major. Sua espécie é bem comum em toda a Europa e Ásia. Pode ter de 13 a 14cm de comprimento e é facilmente reconhecido por conta de seu peito amarelo com uma faixa preta que liga a garganta ao abdômen.


O estado de conservação é pouco preocupante.


Se alimenta principalmente de sementes, folhas e insetos.


Esse tipo de chapim (champim-real) é conhecido como o "pássaro zumbi". Aí você nos pergunta: "Mas como assim?", pois é meus caros, esse bichinho fofo gosta de dar uma variada no menu de vez em quando e se alimentar de cérebro de seus colegas (outros pássaros e morcegos).


A fêmea põe entre 3 e 18 ovos, habitualmente entre 6 e 11 na Europa, que incuba sozinha durante um período de 12 a 15 dias. As crias deixam o ninho ao fim de 16 a 22 dias.


Ovos de chapim

Filhotes de chapim


É um dos principais predadores da lagarta do pinheiro.





Quem somos nós?

Oii, nós somos a Anna e a Olivia, temos 13 anos e somos alunas do Colégio Centro Morumbi, do 8° ano, do Ensino Fundamental II. Trouxemos para vocês uma pesquisa falando a respeito de dois pássaros, o pardal e o chapim, esperamos que tenham gostado da experiência!

Olivia :)


Anna :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Pardal e o Chapim

Pesquise "Quem somos nós?" :)